Monitoramento de alarme 24h: o que é preciso saber para contratar.

Devido ao grande crescimento deste ramo e o surgimento de inúmeras empresas no mercado, dedico este post aos consumidores que desejam aumentar a segurança em seu estabelecimento ou sua casa.
É comum que o cliente ao fazer uma breve pesquisa para iniciar o processo de escolha da empresa a ser contratada, logo de cara fique confuso com a grande variedade de empresas e valores oferecidos no mercado.
Então como saber qual a melhor opção para sua segurança?
Há alguns pontos muito importantes a serem analisados:
Logo no primeiro contato com as empresas, dê preferência às que necessitem de visita para análise do local a ser instalado o sistema, (não é possível ser feito um orçamento completo sem antes olhar as necessidades do ambiente);
Não dê preferência para empresas somente pelo nome, (muitas vezes uma empresa grande não te dará a atenção necessária);
Procure não escolher somente pelo preço, tente entender os valores de acordo com o serviço oferecido, para melhor compreensão deste aspecto citarei alguns exemplos:
Você encontrará no mercado valores entre R$ 60,00 e R$ 220,00 ou até maior do que estes pelo serviço de monitoramento, os serviços agregados a estes valores são vários, dentre eles estão:
Monitoramento 24h;
Apoio móvel, (Envio de moto ou carro da empresa em casos de disparo)
Relatório de eventos on-line, (o cliente tem acesso aos relatórios a qualquer hora através da internet com nome de usuário e senha fornecidos pela empresa contratada);
Ronda periódica, (serviço de ronda no local de tempo em tempo determinados pelo contrato);
Envio de SMS no arme, desarme e disparos, (o cliente recebe uma mensagem nestes casos citados);
Monitoramento de cerca elétrica, (algumas empresas cobram valores a mais para monitorar a cerca junto com o alarme);
Manutenção corretiva do sistema, (manutenção do sistema em casos de avaria);
Manutenção preventiva do sistema, (manutenção periódica mesmo sem avaria do sistema);
Locação do sistema, (algumas empresas não vendem os equipamentos somente o alugam).
Ao olhar todas estas opções, claro que devemos pensar o que realmente é necessário ou não, para isso separei algumas dicas que citarei a seguir:
Fique atento ao apoio móvel, questione qual ao tempo médio para atendimento em sua região (e que isso seja estipulado em contrato) e qual a solução caso coincidir de o apoio estar empenhado quando houver disparos em seu alarme, com relação a este serviço, desconfie de valores muito baixos, algumas empresas não possuem apoio móvel e alegam enviar a polícia logo que aconteça um disparo, diminuindo a credibilidade da empresa junto às autoridades;
Cobre o serviço de relatório On –line, a maioria das empresas confiáveis oferecem este serviço gratuitamente, dispensando a necessidade do serviço de SMS (que geralmente é cobrado), assim você economiza, e consegue saber se os horários da sua empresa estão sendo cumpridos na sua ausência, ou se houve disparos em sua casa enquanto você estiver viajando;
Quanto ao serviço de ronda periódica, é preciso analisar bem o fator custo benefício, por não ser um serviço muito barato;
É essencial que se você possua cerca elétrica, que esta seja monitorada junto com o alarme, algumas empresas nem cobram a mais por isso, também é muito importante que sejam feitos testes periodicamente com a cerca principalmente após manutenções, pois quando começam a disparar sem motivo aparente, alguns técnicos, costumam desativar esta função de disparo sem o conhecimento do cliente;
Agora falando em valores, considere abusivo se o valor do serviço de manutenção corretiva ultrapassar 40% do valor do monitoramento, isto no caso de você comprar os equipamentos;  
Se você optar por alugar os equipamentos, repare no contrato algo sobre troca se estes apresentarem problemas, este serviço deve ser sem nenhum custo adicional, ainda sobre a locação, considere abusivo se o valor do serviço ultrapassar 5% do valor de compra dos equipamentos, portanto solicite primeiro o orçamento de compra, para só então pedir o orçamento de locação, assim será possível fazer este cálculo.
Outra questão muito importante, é o prazo estipulado em contrato para atendimento de manutenção, dê preferência para as empresas que atendam em no máximo 48 horas a partir da sua solicitação, isso pode eliminar a necessidade de contratar o serviço de manutenção preventiva, diminuindo assim a mensalidade do contrato.
Bom também seria pesquisar com os clientes destas empresas, algum conhecido que possua o sistema instalado, o que não elimina as sugestões citadas anteriormente pelo simples fato de que o que é bom para você pode não ser suficiente para outros, mas neste caso podemos ter uma idéia de como funciona estas empresas quanto ao suporte e o atendimento.


Espero ter contribuído e estou à disposição para maiores esclarecimentos, se surgirem outras dúvidas deixe seu comentário com sua dúvida que assim que puder eu respondo.


 

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